Blog

Tenha um jardim de inverno!

Apreciar e agradecer a natureza, relaxar, benefícios estéticos e entrar em contato com o que há de melhor em nossa terra. Tenha um jardim de inverno!

Com o crescimento de espaços urbanos e a monocromática paisagem cinza que estamos acostumados a ver, os jardins de inverno são opções excelentes para trazer o contato com a natureza dentro de seu apartamento ou casa.

Além de trazerem um aconchego visual que as plantas aludem, a iluminação natural que esse cantinho trás pra dentro do lar é perfeito para um décor strike!

Esse espaço normalmente é pequeno, uma área que pode ou não ser coberto, mas sempre trazendo a luz natural, portanto é padrão o uso de vidros no teto, caso seja coberto. Jardins de inverno são interessantes formas de expandir o visual vertical do ambiente. Em apartamentos, podem ser criados nas varandas, já em casas, podem ser construídas ou situadas em diversos espaços como salas, embaixo de escadas, banheiros e quartos.

Como montar e decorar o jardim de inverno: Antes de decorar, observe o revestimento usado e a iluminação do local, se for embaixo de escadas, por exemplo, as plantas necessitam de um cuidado maior em relação ao crescimento e uma boa circulação de vento ao redor delas.

Os jardins de inverno podem ter estilos rústicos, contemporâneos, minimalistas ou inspirados no romantismo e o Art Nouveau. Vai da criatividade e gosto de cada pessoa, mas o importante é harmonizar a disposição das plantas. Se o espaço for pequeno, procure aproveitar as paredes e dispuser as plantas de forma vertical.

Os materiais mais comuns são as cascas de árvore, pisos de madeira, painéis com suporte para plantas, vasos de concreto, vidro, cerâmico ou fibra, pedriscos e pedras que podem ser dispostos no chão aproveitando o espaço e criando efeitos e padrões como caminhos por entre as plantas.

Caso possua um espaço um pouco maior, o ambiente pode tornar-se um local aconchegante. Se for o caso, é interessante colocar bancos, cadeiras e até mesmos divãs, mas lembre-se que ambos devem ser para ambientes externos.

Dicas de manutenção do jardim

A manutenção é semelhante ao jardim externo, atente-se a rega dos vegetais, remoção de folhas mortas, utilizar fungicidas e adubação apropriada para cada espécie de planta. Iluminação e ventilação são fatores determinantes para que suas plantas não definhem.

A luz solar não deve ser necessariamente direta, mas o espaço deve ser claro. Procure abrir as janelas ou portas do seu jardim de inverno pelo menos duas vezes por semana durante três horas para evitar a proliferação de fungos e assim não danificar as plantas.

Não há truque algum em ter um bom jardim dentro de sua casa, a dedicação de cuidar de plantas externas ou internas são basicamente as mesmas, portanto, invista nesse ambiente e tenha mais contato com a natureza 🙂

PLantas ideais para jardim de inverno:

Fonte: Haus Decoração






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!