Blog

Você sabia que a baunilha natural vem de uma orquídea?

Baunilha (do castelhano vainilla – pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México.

Muito utilizada na indústria de alimentos, incorporado em misturas como chocolates, doces, sorvetes, bebidas. Também é utilizada na produção de essências para fabricação de perfumes, sabonetes, talcos, entre outros.

baunilha-estimula-a-serotonina

Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés. Quando os espanhóis conquistaram o México, os astecas já aromatizavam o seu “xoco-late” (chocolate quente) com baunilha, prática que o Oriente copiou desde então. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fazendo-as fermentar e secar repetidas vezes para obter a vanilina branca cristalizada, sem a qual as favas não tem sabor.

A vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento, a baunilha tem caule cilíndrico, verde, com raízes que surgem ao nível dos nós, para apoio em outros vegetais ou suportes.

Suas folhas são de textura rígida e formato ovalado e suas flores, típicas das orquídeas, são formadas por seis partes.

As melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos. Por ser uma especiaria bastante cara, há uma quantidade enorme de imitações em forma líquida no mercado, muitas delas de origem química.

A melhor baunilha vem do México.

As favas mais saborosas e aromáticas são as cheias e tenras. Evite as que estiverem quebradiças e secas.

A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens (sua polinização é totalmente manual). Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como “puro, apimentado, e delicado” e pelo seu aroma flroal complexo descrito com um “bouquet peculiar”. É usada na em bolos e sobremesas, perfumes, e na aromaterapia.






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!