Blog

Designer britânico desenvolve jardim controlado por iPad

O designer britânico Samuel Wilkinson desenvolveu uma nova utilidade para iPad e smartphones: controlar a vida de plantas em um pequeno bioma de vidro. Misticismos acerca da invasão eletrônica em funções vitais à parte, o Biome Terrarium é um jardim cuja manutenção é realizada através de um app para iPad ou smartphone. Com o aplicativo, o jardineiro responsável vai poder controlar as condições climáticas, níveis de água e nutrientes que mantém as plantas vivas.

O artista compara o funcionamento da peça ao famoso brinquedinho eletrônico Tamagotchi, que ensinou milhares de infantes na década de 90 a importância de dar atenção e cuidados a um “ser vivo”, ainda que ele seja virtual. Com iluminação que imita a incidência do sol, o jardim inteligente também pode ser projetado para incorporar diferentes tipos de ambiente, como a flora típica de um deserto ou mesmo tropical.

Mas o conceito real por trás da peça é apresentar um uso alternativo para os gagdets que tanto prendem a atenção de qualquer ser humano, mais lento e atencioso. “Manter um mini ecossistema vivo demanda paciência e dedicação, sentimentos que contrastam com o imediatismo característico desta geração conectada por smartphones”, explica Wilkinson.

biome_01

biome_02

biome_03

biome_05

biome_04






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!