Blog

Como cuidar de Gerberas

As Gerberas são plantas floríferas nativas da Africa do Sul e o termo Gerbera, define cerca de 30 subespécies do gênero que varia de acordo com o seu tamanho, tempo de floração ou cor da floração. São plantas muito bonitas e por mais que possua uma aparência um tanto quanto delicada, as Gerberas são muito resistentes e se desenvolvem muito bem no clima tropical ou subtropical do Brasil florescendo durante todo o ano, mas suas flores podem ser mais bonitas durante o inverno ou primavera.

Como-Cuidar-das-Gerberas-7

Além disso, a gerbera é uma ótima opção entre as plantas para despoluir o ar de casa. Neste artigo umComo te explica como cuidar de Gerberas, por mais que elas sejam naturalmente resistentes, necessitam de alguns cuidados.

Confira:

1 – Por hora deve se escolher o lugar para plantar sua Gerbera. Se pretende planta-la num vaso escolha um com tamanho médio, entre 20 ou 30cm de altura pois as gerberas podem crescer até cerca de 40 centímetros e algumas, dependendo do clima e da quantidade de luz que recebem podem chegar a meio metro de altura. O vaso deve ser deste tamanho para não limitar o crescimento das raízes, deixando se desenvolver melhor e suas flores mais atraentes.

2 – A composição da terra para a sua Gerbera deve conter boa quantidade de adubo misturada ao substrato para que a planta cresça bonita e saudável, pode ser feita com adubo orgânico ou NPK 4-10-8 que pode ser encontrado facilmente em floriculturas ou lojas de plantio e por ser um adubo rico em fósforo, vai garantir a beleza das flores da sua Gerbera.

3 – Além da adubagem, procure misturar um pouco de areia grossa na composição do substrato do vaso, isso ajuda a dar vazão para a água e não deixar o vaso acumular água, podendo criar bactérias ou fungos que causam doenças às sua Gerbera.

4 – A Gerbera gosta muito de luz, e se desenvolve muito bem nela. Procure não deixa-la dentro de um ambiente fechado que não possua o minimo de circulação de ar ou incidência de luz solar direta. No caso do inverno a planta pode ficar diretamente ao sol, se for num ambiente naturalmente mais calor você pode deixa-la à meia sombra. As flores da Gerbera são resistentes então não tem problema deixa-la em contato com luz direta do sol uma vez que as suas flores não vão se queimar.

5 – Lembre-se de regar a sua Gerbera assim que o solo estiver seco, elas não precisam de regas diárias ou com muita frequência. É possível saber quando o solo não estiver úmido afundando um pouco o dedo na terra, se não sair úmido é por que está na hora de regar a sua Gerbera. Tente não encharcar o substrato, regar com um copo de 250ml a cada dois dias é suficiente, mas esta quantia pode aumentar ou diminuir, dependendo do clima e temperatura.

6 – Uma boa dica para que as flores da sua Gerbera fiquem sempre bonitas é arrancar as folhas secas, elas geralmente custam a cair nesta espécie e só gastam energia que a planta poderia usar para as suas flores.






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!