Blog

História e curiosidades sobre as guirlandas natalinas

Um dos objetos mais comuns na decoração natalina é a guirlanda, colocadas nas portas das casas com as cores tradicionais da festividade, ela tem por fim empregar uma boa mensagem aos convidados da casa e também as que nela residem.

O uso de guirlandas é oriundo da antiguidade, seja pagã (como sinal de boa recepção aos lares) e até em Roma (como símbolo de prosperidade e saúde) ambas as utilizações já eram expostas em frente às portas, também se tem registros de seus usos em outras culturas da antiguidade entre eles o Egito e a Grécia. O habito manteve-se na idade média como emblema de proteção e nobiliarquia, a heráldica das ricas e nobres famílias eram adornadas por tal composição. O Natal, que compila símbolos das festas pagãs germânicas a celebração de nascimento do messias cristã, passou a utilizar as guirlandas devido à conotação das folhas de azevinho com a paixão de Cristo. Atualmente, a coroa é utilizada para decorar a festa natalina e possui significado de boa ventura (como paz, proteção, sorte, etc…).

Como dito acima, as guirlandas de Natal sempre foram utilizadas nas portas. Pois se refere a símbolos de proteção ou boa ventura de todos os habitantes de um lar. Como por exemplo, a utilização na idade média, em casas camponesas, que acreditavam expulsar demônios e espíritos da noite, através dessas coroas.

Uma dica preciosa para se confeccionar guirlandas ao estilo brasileiro é a utilização de flores típicas desse país que combinam com as especificidades da mesma: as flores mais indicadas são as parentes abrasileiradas das bromélias e as begônias, devido à sua cor condizente com os tons natalinos, também se pode combiná-las com folhas verdes, e com flores outros países, sejam as rosas sejam as flores tropicais não-brasileiras como a poinsétia mexicana, também conhecida como flor-do-natal.

Pode-se concluir afirmando que além das guirlandas possuírem alto valor simbólico, devido as seus empregos durante a história, elas ainda possuem valor estético, funcionando como um belíssimo adorno na decoração natalina, que pode ainda ser originalíssimo com a adoção de flores brasileiras ou tropicais na confecção da mesma.






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!