Blog

Mitos e verdades sobre os buquês de noivas

O costume das noivas levarem um buquê de flores no dia de seus casamentos veio da Antiga Grécia. Nessa época os buquês eram feitos na verdade com ramos de algumas ervas específicas e alho; tinham a função de atrair boa sorte e afastar os maus espíritos, garantindo uma vida feliz e um casamento cheio de felicidade e prosperidades aos noivos. Na Antiga Roma já se usavam flores em substituição a algumas ervas e o costume acabou se consolidando. Mesmo assim os buquês não eram como os de hoje, inicialmente compunham-se apenas de uma única flor e depois foram adicionados ramos de flores variadas e a coisa acabou virando “ao gosto do freguês” e os buquês passaram a acompanhar o estilo do vestido e a personalidade de cada noiva.

Alguns mitos comuns sobre os buquês de noiva são:

Existem regras definidas para a escolha do buquê.

Existem flores “adequadas” ao buquê de casamento.

O buquê tem de ser em formato arredondado.

A noiva deve seguir a moda na escolha do seu buquê.

As flores do buquê devem ser as mesmas usadas na decoração da igreja.

Há uma técnica única para a confecção do buquê de noivas.

 

As verdades que se encerram no buquê são muito mais simples:

Encomende o seu buquê sempre com antecedência mínima de vinte dias do casamento.

Escolha mais de um buquê para você e não se esqueça dos buquês das damas.

Não tenha pressa em escolher o modelo e a composição do seu buquê, gaste o tempo que for vendo tudo o que há em matéria de modelos, formas e composições e escolha apenas o que lhe encantar.

Há uma forma “correta” de segurar o buquê. Isso é feito encostando o ossinho do pulso na ponta do osso do quadril na sua cintura. Desta forma você esconde o tremor nas mãos pelo nervosismo e deixará o buquê bem destacado.

O buquê de noiva pode ter qualquer formato. O redondo é o mais comum, mas você pode optar por formatos diferenciados e alongados. Mas lembre-se que o buquê deve compor um visual harmonioso com você e o vestido.

As flores também podem ser variadas. Nos buquês redondos as flores mais usadas são as rosas com flores pequeninas (mosquitinhos), chuvas-de-ouro e damas-da-noite. Use ramos de avenca, camélia, aspargo e hera.

Também podem se usadas, copos-de-leite, orquídeas, lírios, tulipas, girassóis, rosas colombianas, também acompanhadas de mosquitinhos, chuvas-de-ouro e ramos diversos, jóias, fitas, metais, purpurina, flores de cristal, frutas, pérolas, strass e qualquer coisa que a sua imaginação permitir e uma boa harmonia ratificar.

Seja qual for o tipo de buquê e a construção que você deseja que ele tenha, o importante é que o conjunto geral seja harmonioso e te traga uma visão de beleza e felicidade. Lembre-se de guardar um dos buquês e depois mandar desidratá-lo; afinal de contas, mesmo que você case outras vezes, o primeiro casamento é sempre o mais cheio de esperanças e sonhos.






GOSTOU DAS FLORES DESSE POST? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato o mais rápido possível!